Offline
Sebrae Minas vai atuar como correspondente bancário do BDMG
30/08/2021 19:41 em Novidades

 

 

O Sebrae Minas vai atuar, a partir de 1 de setembro, como correspondente bancário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), para fornecer crédito a micro e pequenas empresas mineiras. Iniciativa é inédita para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no país.

 

 

A entidade vai oferecer o serviço financeiro nas 58 agências de atendimento que possui no Estado, abrangendo todas as microrregiões mineiras definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número pequeno de agências físicas, a entidade consegue atingir 91% dos 853 municípios mineiros. Atualmente, o BDMG conta com 350 correspondentes bancários no Estado.

 

 

“A falta de acesso ao crédito é uma das principais dores do micro e pequeno empreendedor. Com essa iniciativa vamos tentar amenizar uma dessas dores, provendo uma trilha de crédito assistida”, afirmou João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas. De acordo com o Sebrae, existem em Minas Gerais aproximadamente 2 milhões de micro e pequenas empresas. Esse seria o público em potencial a ser atendido.

 

 

Cruz disse que o Sebrae Minas vai continuar a apresentar aos empreendedores diferentes opções de linhas de crédito e taxas, mesmo sendo correspondente bancário do BMDG. “A decisão de tomar o crédito será sempre do nosso cliente. Se amanhã o Banco do Brasil, a Caixa ou qualquer outro quiser fazer parceria conosco pode se tornar um parceiro nosso”, afirmou o diretor. O Banco do Brasil e a Caixa participam do conselho do Sebrae, assim como o BDMG.

 

 

Sergio Gusmão, presidente do BDMG, disse que o acordo faz parte das iniciativas do banco para prover mais liquidez para micro e pequenas empresas. “Desde o início da pandemia, o BDMG já atendeu 14.101 micro e pequenas empresas, liberando R$ 1 bilhão. O Sebrae vai nos ajudar com a sua capilaridade a acessar um número maior de clientes”, afirmou Gusmão.

 

 

Recentemente, o BDMG também deu início a um projeto piloto com a cooperativa de crédito Cresol, para fazer o repasse de recursos financeiros a produtores rurais pessoas físicas. A Cresol é uma das três maiores cooperativas de crédito do país, com 645 mil cooperados e atuação em 17 Estados.

 

 

Em Minas, a Cresol atua em 93 municípios. Como repassadora, a cooperativa assume o risco do crédito no lugar do banco, um modelo que o BDMG nunca operou antes, segundo Gusmão. “Com isso, vamos atingir um público novo. E é uma carteira que vemos muito valor”, afirmou Gusmão. A expectativa é que os primeiros desembolsos saiam em setembro.

 

 

 

Fonte: https://valor.globo.com/

 

COMENTÁRIOS